Email Marketing + Retargeting = Mais clientes ?

 

SIM! Mas primeiro vamos contextualizar.

Nos dias que correm é bem normal assistir, passar os olhos e em muitas da vezes ignorar, umas centenas de conteúdos pagos que aparecem nos "entretantos" dos posts do Facebook ou das pesquisas do Google.

E ainda bem! 

O acesso às massas da possibilidade de chegar a milhares de pessoas com alguns Euros investidos diariamente, veio democratizar a publicidade através da internet. 

Veio também ajudar a criar uma imagem de facilidade, errada, sobre o que é o contacto das marcas com os clientes e o seu envolvimento com as mesmas.

É muito mais fácil criar envolvimento com um produto ou serviço com que já tivemos contacto anteriormente. 

Parece simples, é simples, mas muitas vezes não é executado. É neste ponto que entra o Email Marketing e o Retargeting. 

 

Retargeting

Com o Retargeting podemos criar audiências(grupos de potenciais clientes) de pessoas que visitaram o nosso site e a nossa página do Facebook mas que não deixaram o seu contacto de email. Podemos inclusivamente criar audiências de pessoas que estiveram numa determinada página do nosso site durante X segundos.

Qual a aplicação? Esta pessoa/potencial cliente passou X segundos a ver esta página que fala de um serviço de carpintaria local. Existe a possibilidade de estar a verificar a oferta que existe no mercado para tomar a melhor decisão possível quando for adquirir o seu móvel novo. Que tal, no dia a seguir a ver essa página no nosso site, ser surpreendido por uma oferta promocional desta marca no seu feed do Facebook? Aqui, estamos a fazer retargeting e a aumentar a nossa chance de converter clientes. 

Atualmente fazemos Retargeting com o Facebook Ads, no entanto também é possível fazer no Google Adwords

 

Email Marketing

Vejam o Email Marketing como o next step do Retargeting. Se no ponto anterior estávamos focados em converter pessoas que já nos visitaram em novos clientes, agora estamos a falar com clientes e queremos que eles comprem mais vezes na nossa loja. 

Conquistar um novo cliente custa cerca de 5 vezes mais do que manter e levar um cliente antigo a comprar mais. 

Existem ferramentas gratuitas online que nos permitem gerir as nossas base de dados de clientes, e desenvolver e programar Newsletters profissionais. Só desta forma o cliente se vai lembrar de quem somos e manter-nos no topo do segmento de mercado em que a nossa empresa se insere. 

Para bases de dados até 2000 subscritos utilizamos o Mailchimp e para Mass Email Marketing(+ 50 000 emails por dia) utilizamos um servidor próprio e estamos à disposição para lhe falarmos mais sobre esse serviço aqui

É importante que as empresas saibam utilizar estas formas de marketing e não desperdicem Euros preciosos em aquisição de novos clientes. Para resumir: 

1º Façam publicidades no Facebook Ads e Google Adwords para o vosso nicho de mercado - Publicidade

2º Criem audiências das pessoas que vos visitaram mas não efectuaram nenhuma compra - Retargeting

3º Façam publicidade para essas audiências e convertam para email ou compra - Retargeting

4º Enviem newsletters para esses novos emails. Nunca se esqueçam dos vossos clientes. Dêem-lhes mimos e eles retribuem - Email Marketing

Utilizando este ciclo de 4 passos, vamos conseguir aumentar a nossa base de dados, as nossas vendas, e vamos manter os nossos clientes/potenciais clientes próximos da nossa marca. 

 

 

 

 

 

Assumo, sou um apaixonado por Wordpress. Há alguns anos comecei a interessar-me pelo mundo dos Websites e foi assim que o Wordpress apareceu na minha vida. Comecei por desenvolver um site pessoal, que me garantiu algumas aptidões que viria a utilizar no futuro. Neste momento já desenvolvi vários Websites para Empresas e Freelancers, e espero poder partilhar o meu conhecimento com muitas mais pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *